quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Mortalidade feminina cai 12% nos últimos 10 anos


Reportagem, Amanda Mendes.

A mortalidade feminina caiu 12 por cento nos últimos dez anos no Brasil. Entre 2000 e 2010, a mortalidade entre as mulheres, em números estatísticos, caiu de 4,24 mortes em cada mil mulheres para 3,72. É o que revela o estudo Saúde Brasil 2011, do Ministério da Saúde, lançado no final de outubro. O Sul do país foi a região onde a mortalidade entre as mulheres caiu mais: quase 15 por cento de redução no número de mortes. A região Sudeste vem logo atrás, com pouco mais de 14 por cento. A região Norte obteve a menor redução: seis vírgula oito por cento. Entre as principais causas de morte entre as mulheres estão as doenças circulatórias, como AVC, acidente vascular cerebral, e o infarto, que aparecem em primeiro lugar com mais de 34 por cento dos casos. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha explica o que o Sistema Único de Saúde está fazendo para combater essas doenças.
"Nesse período, nós tivemos dois grandes avanços: a oferta de medicamentos de graça para hipertensão e diabetes, sobretudo na Farmácia Popular. Só no ano passado aumento quatro vezes o número de pessoas que tiveram acesso a remédios de graça para hipertensão e diabetes. As pessoas se cuidando, recebendo a medicação, reduziu inclusive o número de internações por diabetes e o número de óbitos. E um segundo avanço foi a criação e expansão do SAMU que garantiu um atendimento de urgência nos primeiros minutos de quando uma pessoa tem derrame cerebral, isquemia, ou uma suspeita de infarto que garante qualidade e salva a vida das pessoas."
O câncer de mama, pulmão e colo de útero também preocupam. São a segunda causa de morte entre as mulheres. O ministro Alexandre Padilha reforça a importância do diagnóstico precoce e do programa de mamografia móvel.
"O diagnóstico precoce é a melhor maneira de evitar uma complicação por conta do câncer. No primeiro semestre desse ano, aumentou em 41% o número de mamografias realizadas comparado com o primeiro semestre de 2011. Ou seja, estamos avançando, mas precisamos fazer chegar cada vez mais o acesso à mamografia. Por isso o Ministério da Saúde criou esse programa da mamografia móvel que busca levar nos bairros mais pobres e no interior do país a mamografia no momento adequado para as mulheres."
O estudo Saúde Brasil 2011 também mostra que nos últimos 20 anos a mortalidade materna no Brasil caiu 50 por cento. Para continuar reduzindo esses índices, o Ministério da Saúde lançou no ano passado a estratégia Rede Cegonha, que vem aumentando e dando mais qualidade à assistência à mulher e ao bebê. Já foram destinados mais de três bilhões de reais para a Rede Cegonha.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Mucuripe, S/N - Senador Camará

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 07h às 18h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3424-8997

Tecnologia do Blogger.