Reportagem Débora Rocha
O INCA, Instituto Nacional do Câncer, criou um game para conscientizar os jovens sobre o mal que o cigarro faz à saúde. O jogo Agentes da Saúde por um Mundo sem Tabaco mostra as doenças provocadas pelo tabagismo e até mesmo os problemas que a plantação de fumo traz ao meio ambiente e aos agricultores. O analista de comunicação do INCA, Marcos Vieira, explica como o game pode ajudar a evitar que crianças e adolescentes acendam o primeiro cigarro:Analista de comunicação do INCA - Marcos Vieira:
" Em uma linguagem bem lúdica, alegre e divertida, que também estimule a leitura, para não ficar apenas um formato de texto informativo, mas que possa divertir o jovem enquanto ele aprende sobre cuidados com a saúde, hábitos saudáveis e os perigos do tabagismo."O estudante Luis Felipe Fernandes tem 14 anos e curtiu o game Agentes da Saúde por um Mundo sem Tabaco:
" Uma boa iniciativa para tentar impedir as crianças e adolescentes de fumar. Ele traz uma ideia do que o fumo pode fazer para a vida das pessoas. Minha mãe fumava. É horrível, fica um cheiro ruim, mau hálito. Traz muitas doenças, pode até matar, câncer, essas coisas."O analista de comunicação do INCA, Marcos Vieira, explica ainda que o jogo também é uma importante ferramenta para alertar os jovens sobre os perigos da propaganda de cigarro:
" Existem estratégias da indústria para seduzi-los, que vendem uma imagem de saúde, de diversão, de jovialidade, com um produto que na verdade é nocivo para a saúde. Então a gente quer com uma coisa que é visualmente agradável, que está em uma linguagem que o jovem está muito acostumado hoje em dia, mostrar também que a pessoa pode cuidar da saúde de uma maneira divertida."O jogo Agentes da Saúde por um Mundo sem Tabaco está disponível no site do Instituto Nacional do Câncer. Para conhecer o game acesse: www.inca.gov.br/tabagismo
0 comentários:
Postar um comentário