segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Ministério da Saúde envia 375 mil Cartas SUS ao RJ

Reportagem Amanda Mendes

Desde janeiro, quase seis milhões de Cartas SUS foram enviadas para todo o país. Destas, 375 mil cartas foram enviadas para o Rio de Janeiro. Na Carta SUS, o paciente fica sabendo quanto o governo gastou para que ele fosse atendido na rede pública de saúde. Nela, é possível também criticar ou elogiar o atendimento, inclusive nos hospitais e clínicas que têm convênio com o SUS. O diretor do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, do Ministério da Saúde, Luís Carlos Bolzan, explica que a Carta melhora a comunicação com o usuário do SUS.

Diretor do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, do Ministério da Saúde, Luís Carlos Bolzan:
"Através desse instrumento que é a Carta SUS nós estamos conseguindo aprofundar a participação da população na qualificação da gestão do Sistema Único de Saúde, garantindo um processo maior de transparência dessa mesma gestão com o conhecimento desses cidadãos sobre as informações relativas às internações, aos procedimentos realizados por essas pessoas. Inclusive sobre os valores pagos pelo Ministério da Saúde para custear esses procedimentos. Dessa forma nós entendemos que contribuímos com a transparência do estado brasileiro, garantimos maior acesso a informação para todos os cidadão sobre os procedimentos realizados e aprofundamos também um processo de controle social sobre a gestão Sistema Único de Saúde."
Ao receber a carta SUS é fundamental que a população confira se as informações estão corretas. Luís Carlos Bolzan explica o que o usuário do SUS deve fazer se houver irregularidade.
"Tem dentro dessa carta, informações básicas sobre o procedimento que foi realizado, como, por exemplo, qual o procedimento feito, em qual hospital foi feito, qual dia a pessoa entrou no hospital e qual dia ela saiu e o valor que o Ministério da Saúde pagou por esse procedimento. Ao receber a carta e a pessoa não confirmar essas informações ela pode entrar em contato com o Ministério da Saúde pelo serviço de ouvidoria, no número 136, ou através do nosso portal na internet que é: www.saude.gov.br/cartasus, e ali fazer o preenchimento da sua denúncia."

O Ministério da Saúde quer enviar um milhão de cartas SUS por mês para avaliar o atendimento prestado ao usuário.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Mucuripe, S/N - Senador Camará

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 07h às 18h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3424-8997

Tecnologia do Blogger.