O que é Acne?
Sinônimos: EspinhaA acne é uma doença de pele que causa a formação de espinhas, cravos e lesões vermelhas inflamadas (pápulas, pústulas e cistos). Essas formações são normalmente chamadas de "espinhas".
Causas
A acne ocorre quando orifícios minúsculos na superfície da pele, chamados de poros, ficam obstruídos.Cada poro é uma abertura para um folículo que contém um pelo e uma glândula sebácea. Essas glândulas sebáceas ajudam a lubrificar a pele e remover células mortas.
Quando as glândulas produzem muito óleo, os poros podem ficar bloqueados. Sujeira, resíduos, bactérias e células inflamatórias se acumulam. A obstrução é chamada de comedão.
O topo do comedão pode ser branco (espinha) ou preto (cravo).
Se o comedão romper, o material dentro do comedão causará inchaços e saliências vermelhas.
Se a inflamação for profunda, as espinhas podem aumentar a formar cistos firmes e dolorosos.
A acne é um problema causado por inchaço e inflamação, não um problema causado por bactérias.
A acne é mais comum em adolescentes, mas pode acontecer em qualquer idade, mesmo em bebês. Três de cada quatro adolescentes têm acne. As alterações hormonais possivelmente causam o aumento da oleosidade da pele. Entretanto, as pessoas entre 30 e 40 anos também podem ter acne.
A acne tende a atingir pessoas da mesma família e pode ser desencadeada por:
Alterações hormonais relacionadas a menstruação, gravidez, pílulas anticoncepcionais ou estresse
Produtos oleosos, cosméticos para os cabelos
Determinados medicamentos (como esteroides, testosterona, estrogeno e fenitoína)
Níveis altos de umidade e suor
Apesar da crença popular de que chocolate, frutas secas e alimentos gordurosos causem acne, as pesquisas realizadas até hoje não confirmam isso. No entanto, dietas ricas em açúcar refinado podem estar relacionadas à acne.
Exames
O médico pode diagnosticar a acne com base na aparência da pele. Geralmente nenhum exame é necessário.Sintomas de Acne
A acne normalmente aparece no rosto e nos ombros, mas também pode ocorrer no tronco, braços, pernas e nádegas.- Cravos
- Encrostação das erupções da pele
- Cistos
- Pústulas (pequenas saliências vermelhas)
- Vermelhidão ao redor das erupções da pele
- Cicatrizes
- Espinhas
Buscando ajuda médica
Ligue para seu médico ou para um dermatologista se:- Os cuidados caseiros e medicamentos vendidos sem receita não ajudarem após vários meses
- A acne for grave (por exemplo, se você apresentar muita vermelhidão ao redor das espinhas ou tiver cistos)
- Sua acne piorar
- Você desenvolver cicatrizes conforme a acne diminui
Ligue para o pediatra se seu bebê tiver acne que não desaparece depois de 3 meses.
Tratamento de Acne
Autocuidado
Medidas que você pode adotar para ajudar a controlar a acne:- Limpe a pele suavemente com um sabonete neutro e hidratante. Retire toda a sujeira ou maquiagem. Lave o rosto uma ou duas vezes ao dia, inclusive após se exercitar. Entretanto, evite esfregar ou lavar a pele repetidamente.
- Lave seus cabelos diariamente, principalmente se forem oleosos. Penteie os cabelos para trás ou prenda-os para que não fiquem no rosto.
- Tente não espremer, apertar ou coçar as espinhas. Embora seja tentador, isso pode causar infecções e cicatrizes na pele.
- Evite usar faixas apertadas, bonés e outros chapéus
- Evite tocar no rosto com as mãos ou os dedos.
- Evite cremes ou cosméticos oleosos. Retire a maquiagem à noite. Use fórmulas à base de água ou "não comedogênicas". Os produtos não comedogênicos já foram testados e provaram não obstruir os poros e causar acne.
Se esses cuidados não diminuírem as imperfeições, experimente os medicamentos contra acne vendidos sem receita médica. Esses produtos podem ser aplicados diretamente na pele.
- Eles contêm peróxido de benzoíla, enxofre, resorcina ou ácido salicílico.
- Eles matam as bactérias secando o óleo ou fazendo a primeira camada da pele descascar.
- Podem causar vermelhidão ou descamação.
Um pouco de exposição ao sol pode melhorar a acne, mas, na maioria das vezes, apenas a camufla. Entretanto, a exposição excessiva à luz do sol ou aos raios ultravioletas não é recomendada porque ela aumenta o risco de câncer de pele.
Medicamentos controlados
Se as espinhas ainda forem um problema, o médico poderá receitar medicamentos mais potentes e indicar outras opções.Antibióticos podem ajudar algumas pessoas com acne:
- Antibióticos orais (tomados como comprimidos), como tetraciclina, doxiciclina, minociclina, eritromicina, trimetoprima e amoxicilina
- Antibióticos tópicos (aplicados na pele), como clindamicina, eritromicina ou dapsonea
Cremes ou géis aplicados na pele podem ser receitados:
- Ácido retinoico em creme ou gel (tretinoína, RetinA)
- Fórmulas manipuladas de peróxido de benzoíla, enxofre, resorcina ou ácido salicílico
- Ácido azelaico tópico
Nas mulheres, a acne é causada ou agravada pelos hormônios:
- Um comprimido chamada spironolactone pode ajudar
- Anticoncepcionais podem ajudar em alguns casos, embora possam agravar a acne
Outros procedimentos ou tratamentos também podem ser úteis para combater a acne:
- Um procedimento a laser chamado terapia fotodinâmica
- O médico também pode recomendar um peeling químico, a remoção de cicatrizes por dermoabrasão, drenagem ou injeção de cortisona em cistos
As pessoas que têm acne cística ou cicatrizes também podem tentar um medicamento chamado isotretinoína. Você será observado enquanto estiver tomando este medicamento devido aos efeitos colaterais.
Mulheres grávidas não devem tomar isotretinoína, porque ele causa graves defeitos de nascença. As mulheres que tomam este medicamento devem usar dois métodos de contracepção antes de começar a tomar o medicamento. Você será observado pelo seu médico e fará exames de sangue regulares.
Expectativas
A acne geralmente desaparece após a adolescência, mas pode durar até a meia idade. A doença, em geral, responde bem ao tratamento depois de seis ou oito semanas, mas ataques podem ocorrer periodicamente.Se a acne grave não for tratada, podem ocorrer muitas cicatrizes. Algumas pessoas, principalmente os adolescentes, podem ficam muito deprimidos se a acne não for tratada.
Fontes e referências:
Acne, rosacea, and related disorders. In: Habif TP, ed. Clinical Dermatology. 5th ed. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier; 2009:chap 7.
0 comentários:
Postar um comentário