O que é Furúnculo?
Sinônimos: inflamação dos folículos capilaresUm furúnculo é uma infecção cutânea que envolve um folículo capilar inteiro e o tecido de pele próximo a ele.
Causas
Os furúnculos são muito comuns. Os furúnculos são geralmente causados pela bactéria Staphylococcus aureus, mas também podem ser causados por outras bactérias ou fungos na superfície da pele. O dano ao folículo capilar permite que essas bactérias entrem profundamente nos tecidos do folículo e no tecido subcutâneo.Os furúnculos podem ocorrer em folículos capilares de qualquer parte do corpo. Eles são mais comuns no rosto, pescoço, axilas, nádegas e coxas. Pode haver um ou mais furúnculos.
Exames
O médico pode diagnosticar um furúnculo com base em sua aparência Uma cultura pode mostrar estafilococos ou outras bactérias.Sintomas de Furúnculo
Um furúnculo pode começar como um nódulo inchado, sensível e vermelho rosado. Com o tempo, ele fica parecendo um balão cheio de água ou um cisto.A dor piora conforme ele vai sendo preenchido com pus e tecido morto e aumenta quando ele é drenado. É possível que ele se drene sozinho. Muitas vezes, o próprio paciente ou outra pessoa abre o furúnculo.
O furúnculo:
- Costuma ser do tamanho de uma ervilha, mas também pode ficar tão grande quanto uma bola de golfe
- Pode apresentar centros amarelados ou esbranquiçados (pústulas)
- Pode se unir a outro furúnculo ou se proliferar para outras áreas da pele
- Pode aumentar rapidamente
- Pode vazar e encrostar
Outros sintomas podem incluir:
- Fadiga
- Febre
- Mal-estar
- Coceira, antes de o furúnculo se desenvolver
- Vermelhidão na pele ou inflamação ao redor da lesão
Buscando ajuda médica
Marque uma consulta com seu médico se os furúnculos:
- Surgirem no rosto ou na coluna
- Reaparecerem
- Não se curarem com tratamento em casa em uma semana
- Surgirem acompanhados de febre, com faixas vermelhas se estendendo para fora da lesão, grandes acúmulos de líquido ao redor do furúnculo ou outros sintomas.
Tratamento de Furúnculo
Os furúnculos podem se curar sozinhos, depois de um período inicial de coceira e dor leve. Com muita frequência, o desconforto aumenta na medida em que o pus vai se acumulando.Os furúnculos geralmente devem ser abertos e drenados antes de sarar. Isso em geral acontece em menos de 2 semanas.
- Compressas úmidas mornas ajudam a secar o furúnculo, o que agiliza a cura. Umedeça suavemente a área com um pano úmido e morno diversas vezes ao dia.
- Nunca esprema um furúnculo nem tente abri-lo em casa. Isso pode espalhar a infecção e agravá-la.
- Quando o furúnculo estourar ou for drenado, continue colocando compressas úmidas e quentes na área.
- Um furúnculo durar mais de duas semanas
- Um furúnculo voltar
- O furúnculo estiver na coluna ou no meio do rosto
- O furúnculo ocorrer com febre ou outros sintomas porque a infecção se espalhou e causou complicações.
- Sempre limpe os furúnculos que estão sendo drenados.
- Lave bem as mãos depois de tocar no furúnculo.
- Não reutilize ou compartilhe lenços ou toalhas. Lave roupas, toalhas e lençóis ou outros utensílios que tenham entrado em contato com áreas infectadas em água quente (preferencialmente, fervente).
- Troque sempre as compressas e jogue-as no lixo, colocando-as em um saco plástico que possa ser fechado antes de ser descartado.
Expectativas
Algumas pessoas têm ataques recorrentes com abscessos e pouco sucesso em preveni-los.Os furúnculos podem ser muito doloridos se surgirem em áreas como o canal auditivo ou o nariz. Os furúnculos no nariz devem ser tratados por um médico.
Os furúnculos que se desenvolvem próximos um do outro podem se expandir e se unir, causando uma doença chamada de carbunculose.
Complicações possíveis
- Abscessos na pele, medula espinhal, cérebro, rins ou em outro órgão
- Infecção cerebral
- Endocardite
- Osteomielite
- Cicatrizes permanentes
- Sepse
- Infecção da medula espinhal
- Disseminação da infecção para outras partes do corpo ou superfície da pele
Fontes e referências:
- Habif TM. Bacterial infections. In: Habif TP, ed. Clinical Dermatology. 5th ed. Philadelphia, Pa: Mosby Elsevier; 2009:chap 9.
0 comentários:
Postar um comentário