segunda-feira, 9 de julho de 2012

Sífilis na gravidez e no recém-nascido

Se a mulher adquirir sífilis antes ou durante a gravidez e não for tratada adequadamente, as chances de que a infecção passe para o bebê através da placenta são muito grandes, esteja em que estágio estiver a sua doença. Isto irá ocasionar sérios problemas para a saúde do bebê.

 
Poderá ocorrer:
  • Aborto
  • Morte intra-uterina (dentro da barriga)
  • Prematuridade (nascer antes do tempo certo)
  • Síndrome da sífilis congênita
 A síndrome da sífilis congênita, ou seja, a sífilis adquirida pelo bebê durante a gravidez de uma mãe infectada e não tratada, ataca a criança nos primeiros dias ou semanas de vida e é caracterizada por manifestações clínicas em várias partes do organismo: sistema nervoso, ossos, fígado, baço, pele, além de anemia e icterícia (amarelão).

Essas crianças necessitam e atendimento médico imediato e, na maioria das vezes, internação para tratamento com antibióticos administrados pela veia por um prazo nunca inferior a 10 dias. A doença é, muitas vezes, grave o suficiente para matar o bebê, independente de qualquer tratamento realizado.

Saiba mais sobre a sífilis clicando aqui.


Fonte: Dr. João Maurício Scarpellini Campos. Chefe do serviço de doenças infecciosas. Departamento de pediatria - Fiocruz - A 4 mãos Ltda. 1996.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Mucuripe, S/N - Senador Camará

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 07h às 18h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3424-8997

Tecnologia do Blogger.