segunda-feira, 16 de julho de 2012

A sífilis em adolescentes e adultos

Como já foi dito, a sífilis é uma infecção adquirida através de relações sexuais e, geralmente, a pessoa que transmite a doença não apresenta nenhum sintoma naquele momento, ou seja, sente-se perfeitamente sadia.


A sífilis apresenta-se em estágios:
  • Primeiro estágio: ocorre cerca de 3 semanas após a infecção e se caracteriza por feridas (úlceras ou cancro) indolores nas áreas íntimas do indivíduo. No homem estas feridas ocorrem no pênis e são facilmente notadas. Na mulher, porém, estas feridas são geralmente internas (na vagina e na primeira porção do útero) e geralmente não são vistas, tornando o diagnóstico bastante difícil. Estas feridas cicatrizam mesmo sem tratamento, mas a infecção continua no organismo.
  • Segundo estágio: acontece cerca de 1 a 3 meses após a infecção, o paciente pode se apresentar com febre, perda de peso, falta de apetite, dor nas juntas, cansaço, aparecimento de íngues, manchas pelo corpo, inclusive nas palmas das mãos e solas dos pés. Mais uma vez, mesmo sem tratamento, estas manifestações desaparecem e a infecção continua.
  • Fase de latência: nessa longa fase o indivíduo está infectado e transmite a doença, mas não apresenta nenhum sintoma. Nesta fase, somente exames de sangue podem fornecer o diagnóstico para o médico, para consequentemente se planejar o tratamento adequado.
  • Terceiro estágio: se a infecção não for diagnosticada e tratada nos estágios anteriores a este a sífilis entra no terceiro estágio cerca de 10 a 15 anos após a infecção inicial. Este estágio manifesta-se por lesões graves no coração, cérebro, olhos e de outros órgãos importantes.
Fonte: Dr. João Maurício Scarpellini Campos. Chefe do serviço de doenças infecciosas. Departamento de pediatria - Fiocruz - A 4 mãos Ltda. 1996.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Mucuripe, S/N - Senador Camará

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 07h às 18h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3424-8997

Tecnologia do Blogger.