sexta-feira, 16 de março de 2012

Combate à Tuberculose

24 de Março é o dia nacional de combate à tuberculose. E nós não poderíamos ficar de fora dessa. Na proxima quarta-feira, dia 21.03.2012 , estaremos fazendo o teste de escarro em larga escala. Se você está tossindo a mais de 3 semanas você pode estar com tuberculose.
Mas não tema, a tuberculose tem tratamento e cura.



Como se trata a tuberculose?
O Tratamento deve ser feito por um período mínimo de 6 meses, diariamente e sem nenhuma interrupção. O tratamento só termina quando o médico confirmar a cura total do paciente.
Após iniciado o tratamento, as pessoas podem levar uma vida normal no trabalho, na família e na sociedade.

O que é tuberculose?
É uma doença causada por uma bactéria que ataca principalmente os pulmmões, mas pode também ocorrer em outra partes do corpo como ossos, rins e meninges (as menbranas que envolvem o cérebro).

Como se transmite a tuberculose?
a tuberculose é transmitida de pessoa para pessoa. Ao respirar ou tossir, o doente expele as bactérias nas pequenas gotas de saliva, que podem ser aspiradas por outra pessoa contaminando-a.

Como sei se estou com tuberculose?
tosse por mais de 3 senabas seguidas, com ou sem catarro, falta de apetite, perda de peso, cansaço, dor no peito, febre no sim do dia ou suor noturno.
Importante! Toda a família da pessoa doente e aquelas com quem ela tem um contato mais próximo precisam ser examinadas.

Como se prevenir?
A vacina BCG, obrigatória para menores de 1 ano, só protege as crianças e os adultos jovens contra as formas mais graves da doença. O sol e a ventilação podem diminuir o risco da transmissão .


Para saber mais, procure as equipes de saúde da família ou o centro de saúde mais próximo. A tuberculose tem cura e tratamento e os remédios são um direito seu.

Um comentário:

  1. Parabéns equipe! Vejo que estão utilizando o blog em sua totalidade: interagir e informar a população as ações da Clínica da Família. Dá prazer em ver! Blog recomendado!

    ResponderExcluir

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Mucuripe, S/N - Senador Camará

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 07h às 18h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3424-8997

Tecnologia do Blogger.