terça-feira, 16 de outubro de 2012

Notícias: Cirurgia Bariátrica - SUS


Ministério da Saúde reduz idade mínima para cirurgia bariátrica no SUS.


Reportagem, Alexandre Penido:

LOC/REPÓRTER: O Ministério da Saúde está propondo a redução da idade mínima para cirurgia bariátrica, aquela que reduz o estômago. Para isso, está recolhendo até segunda-feira opiniões e sugestões da sociedade por meio de uma consulta pública. A idade mínima, que hoje é 18 anos, passaria a ser 16. A cirurgia bariátrica é indicada para essa faixa etária quando a obesidade coloca em risco de vida do paciente. O Ministério da Saúde tomou a iniciativa com base nos estudos que mostram o aumento do número de adolescentes obesos. De acordo com a pesquisa de Orçamento Familiar de 2009 do Ministério da Saúde, aproximadamente 22 por cento dos adolescentes entre 10 e 19 anos estão acima do peso. Em 1970, esse percentual era de aproximadamente quatro por cento. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, fala que a medida vai ajudar os jovens que não conseguiram reduzir o peso e que já estão em estágio avançado da obesidade.

TEC/SONORA: ministro da Saúde – Alexandre Padilha
"Uma parte desses adolescentes conseguem voltar ao seu peso com atividades físicas, corrigindo os hábitos alimentares, fazendo parte dos programas do Ministério da Saúde como: Saúde na Escola, Academia da Saúde. Mas uma parte já está no estágio de obesidade mórbida, tem indicação para essa cirurgia. Nesses casos a cirurgia mais precoce pode reduzir as complicações que podem vir por conta da obesidade".

LOC/REPÓRTER: A assistente social, Elionai Farias fez a cirurgia de redução de estomago pelo SUS, Sistema Único da Saúde.

TEC/SONORA: assistente social – Elionai Farias
"Fiz por saúde. Eu peguei uma artrose quando eu tinha 138 quilos. E aí as minhas articulações não aguentaram e eu ouvir do médico assim: Ou você perde peso rápido ou vai complicar para você. Aí eu ouvir falar da cirurgia bariátrica e acabei fazendo. Mas gente a qualidade de vida é outras. Por conta da cirurgia eu precisei começar a fazer uma atividade física. Melhorou? Melhorou o meu estima, melhorou o meu humor, melhorou a minha visão sobre mim. Com muito medo? Com muito medo, tive que enfrentar esses medos? tive".

LOC/REPÓRTER: O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, diz que o objetivo é melhorar e permitir que mais pessoas façam cirurgia bariátrica.

TEC/SONORA: ministro da Saúde – Alexandre Padilha
"Essas mudanças incorporam novas técnicas de cirurgias pelo SUS, ou seja, o SUS passa a pagar novas técnicas de cirurgia. Tanto cirurgias para correção da obesidade, quanto cirurgias para reparação plástica depois da cirurgia bariátrica. E também aumenta os recursos. E com esse aumento de recursos nós acreditamos que estamos estimulando mais hospitais a se credenciarem em todos os estados para realizarem esse tipo de cirurgia".

LOC/REPÓRTER: Quem quiser dar sugestões sobre a proposta de se reduzir de 18 para 16 anos a idade mínima para a cirurgia de redução de estômago pode mandar mensagem para o e-mail lc.cronicas@saude.gov.br.

O que é obesidade?

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Mucuripe, S/N - Senador Camará

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 07h às 18h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3424-8997

Tecnologia do Blogger.