Sífilis é uma doença adquirida através de ralações sexuais. É produzida por um micróbio chamado treponema pallidum. Geralmente o parceiro sexual (homem ou mulher) não sabe que está doente e transmitindo a doença.
Nos últimos anos muitos casos de sífilis ocorreram em todo o mundo, inclusive no brasil.
Durante a gravidez, a mulher que está com sífilis – na maioria das vezes sem saber – apresenta uma chance muito grande de passar esta infecção para o seu bebê. Isto pode trazer sérios problemas como aborto, o bebê nascer morto ou, se nascer vivo, já estar doente logo nos primeiro dias ou semanas de vida.
Entretanto, se descoberta a tempo, a sífilis é uma doença facilmente tratável através do uso de antibióticos. Mais importante, o tratamento da mulher grávida também funcionada para cuidar da infecção do bebê, ou até mesmo evita-la.
Nos próximos dias estaremos publicando mais informações sobre a sífilis. Seu diagnóstico, complicações e tratamento, durante a gravidez. As dúvidas que poderão surgir serão certamente esclarecidas pelo seu médico ou enfermeira.
Fonte: Dr. João Maurício Scarpellini Campos. Chefe do serviço de doenças infecciosas. Departamento de pediatria - Fiocruz - A 4 mãos Ltda. 1996.
0 comentários:
Postar um comentário