CF MÁRIO DIAS ALENCAR

Rua Mucuripe, S/N - Senador Camará - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 21832-150 | ☎ Telefone: (21) 3424-8997
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h - Sábado das 08h às 12h
Gerente: Monalisa Oliveira | CNES 6864708 - ESF: 05 | ESB: 02

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Crack, é possível vencer

Crack, é possível vencer

Confira a Entrevista: Endi Vasconcelos.
Sem tabus, jovem diz que conversa muito sobre as drogas com a própria mãe, sua "melhor amiga".



Gostou? envie seu vídeo também, saiba como clicando >>aqui<<
Assista mais vídeos >>aqui<<

Fonte: http://www.brasil.gov.br/crackepossivelvencer/home

domingo, 23 de dezembro de 2012

Herpes Labial

Herpes Labial

O que é Herpes labial?

Sinônimos: Herpes simples, herpes de boca
O herpes labial é uma infecção nos lábios, na boca ou nas gengivas causada pelo vírus herpes simples. Ela leva ao desenvolvimento de bolhas pequenas e doloridas geralmente chamadas de aftas ou herpes de boca.

Causas

O herpes labial é uma doença simples causada por infecções bucais com o vírus herpes simples tipo 1. A maioria das pessoas nos Estados Unidos é infectada com esse vírus antes dos 20 anos.

A infecção inicial pode não causar sintomas ou úlceras na boca. O vírus permanece dormente (adormecido) no tecido nervoso do rosto. Em algumas pessoas, o vírus se reativa e produz feridas recorrentes que aparecem geralmente no mesmo local, mas não são graves.

O vírus do herpes tipo 2, que geralmente causa herpes genital e pode ser transmitido da mãe para o bebê durante o nascimento, também pode causar herpes labial.

Os vírus do herpes são contagiosos. A disseminação pode ocorrer por meio de contato íntimo ou por meio do contato com lâminas, toalhas, louças e outros artigos compartilhados que estejam infectados. Ocasionalmente, o contato oral-genital pode espalhar o herpes para os órgãos genitais (e vice-versa).

Exames

O diagnóstico é baseado na aparência ou na cultura da lesão. Exames também podem mostrar o aumento de linfonodos no pescoço ou na virilha.

A cultura viral, o teste de DNA viral ou o teste de Tzanck da lesão na pele podem revelar o vírus herpes simples.

Sintomas de Herpes labial

O primeiro episódio pode ser leve ou grave. Ele geralmente ocorre em crianças entre um e cinco anos de idade.
  • Os primeiros sintomas geralmente aparecem na primeira semana ou nas duas primeiras semanas e duram até semanas após o contato com o vírus. Dor de garganta e febre que dura até cinco dias podem ocorrer antes do aparecimento das bolhas. Também podem aparecer gânglios no pescoço.
  • O primeiro episódio pode durar de 2 a 3 semanas. As lesões podem aparecer na gengiva, na boca e na garganta ou no rosto. A pessoa poderá sentir dor para engolir.

Os episódios posteriores costumam ser mais brandos.

  • Podem ser desencadeados por menstruação, exposição ao sol, febre, estresse ou várias outras causas desconhecidas.
  • Sintomas alarmantes de coceira, queimação, maior sensibilidade ou formigamento podem ocorrer cerca de dois dias antes do aparecimento das lesões.

Uma erupção geralmente envolve:

  • Lesões na pele ou erupções nos lábios, na boca e na gengiva
  • Bolhas em uma área elevada, vermelha, dolorida
  • Bolhas que se formam, se rompem e liberam fluidos
  • Crostas amarelas que se soltam para revelar uma pele rosa em cicatrização
  • Várias bolhas pequenas que se unem para formar uma bolha maior

Buscando ajuda médica

Marque uma consulta com seu médico se você apresentar:
  • Sintomas de herpes labial grave ou que não desaparece após duas semanas
  • Feridas perto dos olhos
  • Sintomas do herpes e sistema imunológico enfraquecido (imunossupressão) devido a doenças ou determinados medicamentos

Tratamento de Herpes labial

Se não forem tratados, os sintomas geralmente desaparecem de 1 a 2 semanas. Medicamentos antivirais tomados por via oral podem ajudar os sintomas a desaparecerem mais rapidamente e aliviar a dor. Aciclovir, famciclovir e valaciclovir são os três tratamentos orais disponíveis atualmente.

As feridas de herpes costumam reaparecer. Os medicamentos antivirais funcionam melhor se forem tomados quando o vírus estiver começando a voltar - antes do aparecimento das feridas. Se o vírus voltar com frequência, o médico poderá recomendar que você tome os medicamentos constantemente.

Pomadas antivirais tópicas (esfregadas na pele) (penciclovir e aciclovir) podem ser usadas, mas devem ser aplicadas a cada 2 horas enquanto você estiver acordado. Elas são caras e reduzem o tempo da erupção entre algumas horas a até um dia.

Lave as bolhas com cuidado com sabão e água para evitar que outras áreas da pele sejam contaminadas pelo vírus. Um sabonete antisséptico pode ser recomendado. Aplicar gelo ou calor na área pode reduzir a dor.

As dicas para evitar futuras erupções incluem aplicar filtro solar ou protetor labial com óxido de zinco quando estiver em áreas abertas. Um hidratante labial para evitar que os lábios fiquem muito secos também pode ajudar.

Expectativas

O herpes labial geralmente desaparece em uma ou duas semanas. No entanto, ele pode voltar. A infecção pode ser grave e perigosa se ocorrer no olho ou perto do olho ou se acontecer em indivíduos imunossuprimidos.

Complicações possíveis

  • Recorrência do herpes labial
  • Disseminação do herpes para outras áreas da pele
  • Infecções bacterianas secundárias na pele
  • Infecção generalizada - pode levar à morte em indivíduos imunossuprimidos, incluindo indivíduos com dermatite atópica, câncer ou infectados pelo HIV
  • Cegueira

A infecção de herpes no olho é uma das principais causas de cegueira nos Estados Unidos, pois causa lesões na córnea.

Prevenção

Evite contato direto com feridas de herpes. Minimize o risco de disseminação indireta lavando bem itens, como toalhas em água quente (preferencialmente, fervente) antes de reutilizá-los. Não compartilhe itens com uma pessoa infectada, principalmente quando ela tiver lesões de herpes. Evite desencadeadores (principalmente exposição ao sol) se tiver tendência ao herpes oral.

Evite fazer sexo oral quando estiver com lesões de herpes na boca ou perto da boca e evite receber sexo oral de alguém que tenha lesões de herpes genital ou oral. Os preservativos podem ajudar a reduzir, mas não eliminar totalmente, o risco de pegar herpes no sexo genital ou oral com uma pessoa infectada.

Os vírus do herpes oral ou genital podem às vezes ser transmitidos mesmo quando a pessoa não apresenta lesões ativas.

Fontes e referências:
Haile-Mariam T, Polis MA. Viral illnesses. In: Marx JA, Hockberger RS, Walls RM, et al, eds. Rosen's Emergency Medicine: Concepts and Clinical Practice. 7th ed. Philadelphia, Pa: Mosby Elsevier; 2009:chap 128.
Habif TP. Warts, herpes simplex, and other viral infections. In: Habif TP, ed. Clinical Dermatology. 5th ed. Philadelphia, Pa: Mosby Elsevier; 2009: chap 12.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

O Natal está chegando e nós da Clínica da Família viemos desejar a todos um Feliz Natal!!!

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Câncer de mama e do colo do útero

Câncer de mama e do colo do útero

Prevenção ainda é a melhor arma contra o câncer.

 

Realize os exames, procure sua equipe, não precisa ser apenas o seu agente comunitário, e agente o seu preventivo. Na consulta do preventivo a enfermeira irá lhe examinar por completa e solicitará todos os exames necessários.

 Os exames ultrassonográficos e sanguíneos são realizados na própria clínica, as mamografias são encaminhadas, principalmente ao Rio Imagem (av. presidente vargas,centro - rio de janeiro) Hospital da Mulher (av. automovel - são joão de meriti). 

 O exame preventivo fica pronto em média de 15 a 30 dias, casa haja alguma alteração ela poderá ser tratada com o uso de medicamentos ou gerará encaminhamento ao ginecologista. 

 Os exames chegam à unidade, são separados por equipe e entregue diretamente aos médicos, só depois de passado pela mão do médico é que eles serão entregues.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

A importância de se planejar

A importância de se planejar

Para participar do Planejamento Familiar em nossa unidade procure o seu agente comunitário, as reuniões são regidas pela enfermeira Camila Leite, cada agente comunitário pode inserir uma pessoa de sua micro-área por vez nas reuniões, elas acontecem às quartas-feiras, em dois horários diferentes (dependendo da micro-área) por três semanas seguidas.

Confira abaixo o que é o Planejamento Familiar

Mais que um direito garantido pela Constituição Brasileira, o planejamento familiar é uma expressão que tem se tornado mais presente no vocabulário dos brasileiros, com a ampliação do acesso à informação sobre métodos contraceptivos e os cuidados que devem ser tomados na hora de planejar uma gestação.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, mais de 120 milhões de mulheres em todo o mundo desejam evitar a gravidez. O desafio é a orientação e a conscientização a respeito.
Planejamento familiar é o conjunto de ações que auxiliam homens e mulheres, em todos os ciclos de vida, a programar a vinda dos filhos e também a evitá-la. Homens e mulheres têm o direito de decidir se terão filhos ou não, qual é o melhor momento, quantos serão e qual é o método preventivo mais adequado para si e seus parceiros. É dever do Estado oferecer acesso a recursos informativos, educacionais, técnicos e científicos que assegurem o livre exercício do planejamento familiar , levando em consideração o desejo de cada um dos parceiros e do casal.
Nesse sentido, desde 1998, o Estado Brasileiro adota medidas como a distribuição gratuita dos métodos anticoncepcionais e, em 2007, criou a Política Nacional de Planejamento Familiar, que incluiu a distribuição gratuita de preservativos, a venda de anticoncepcionais na Farmácia Popular e o fortalecimento de ações educativas relacionadas a saúde sexual e saúde reprodutiva em unidades de saúde e escolas, voltadas para adolescentes de ambos os sexos.
Em 2009, o Ministério da Saúde reforçou essa política e ampliou o acesso aos métodos para a programação da fecundidade. Oito tipos de contraceptivos são disponibilizados atualmente nos postos de saúde e hospitais públicos. Os mais procurados pelas mulheres em idade fértil são a pílula anticoncepcional e os injetáveis. O uso do Dispositivo Intrauterino – DIU vem aumentando a partir de 2006, em função de sua oferta no SUS.
Os atendimentos para a realização de um maior número de vasectomias e laqueaduras também ganhou reforços em toda a rede de saúde. Escolher entre esses métodos deve ser uma decisão das mulheres e dos homens, aconselhados por um profissional de saúde. Para decidir sobre o método, eles precisam levar em consideração se já têm filhos, quando pretendem ter, entre outras variáveis.
O homem tem papel fundamental nas definições do planejamento familiar. Ele deve participar ativamente da escolha dos métodos, utilizar o preservativo para uma dupla proteção (caso a mulher utilize outro tipo de contraceptivo) e pode se submeter-se à vasectomia, se for a melhor opção. Conforme a Lei Nº 9.263/96, o procedimento de vasectomia pode ser realizado em homens com mais de 25 anos ou pelo menos dois filhos vivos.
O incentivo cada vez maior às ações específicas de prevenção e de educação em saúde com orientação e informação para as adolescentes também tem contribuído para reduzir o número de gravidezes não planejadas em adolescentes. Entre 2003 e 2009, houve uma queda de 20% na quantidade de gestantes com idade entre 10 e 19 anos.





 fonte: http://www.brasil.gov.br/

sábado, 8 de dezembro de 2012

O que queremos?

O que queremos?

Veja as 5 desculpas mais usadas por ele para evitar a camisinha

Não importa o quanto ele é charmoso ou sexy.Sua saúde está em primeiro lugar e a camisinha é um item fundamental na hora do sexo. O site Your Tango listou as cinco maiores desculpas que eles inventam para não ter que usá-la. Confira e saiba como agir diante dessas situações.

"Prevenir a gravidez é responsabilidade da mulher"

Esta é uma desculpa antiga, mas não passa de uma besteira, uma vez que é preciso duas pessoas para se fazer um filho ou para espalhar vírus de HIV ou outras doenças. Se ele tem o hábito de usar camisinha, mas resolve parar de uma hora para outra, ele está pedindo que você assuma o risco. Insista e, se for o caso, procure usar camisinhas diferentes e inovadoras para estimular o uso.

"Não existe camisinha que sirva em mim"

Sim, existem homens que fazem este tipo de reclamação, enquanto muitas mulheres não percebem que é preciso sim estar atenta ao tamanho na hora da compra. No entanto, essa desculpa não é justificável, uma vez que o mercado de preservativos oferece uma enorme variedade de tamanhos, cores e sabores.

"O sexo é muito melhor sem camisinha"

Talvez essa desculpa reflita um interesse genuíno do homem em fazer com que os dois se sintam bem durante a relação ¿ ou ainda pode ser um mero pretexto para não ter que usar a camisinha. No entanto, pensar em sífilis, gonorreia e herpes é algo ainda mais importante do que pensar na sensação. A desculpa não é válida porque o sexo pode até ser melhor com a camisinha, uma vez que ambos se sentirão seguros de que não pegaram doenças ou enfrentarão uma gravidez. O ideal é pensar na camisinha como um simples acessório. Muitas delas possuem formas e texturas que podem até mesmo aumentar a lubrificação e o prazer para ambos.

"Camisinhas têm cheiro e gosto"

Essa é uma desculpa muito antiga. O cheiro forte de látex de fato foi uma reclamação muito relevante por muitos anos ¿ e, com isso, a indústria dos preservativos ouviu os consumidores. Atualmente, existem inclusive algumas linhas que têm gostos e cheiros especialmente para combater essa impressão negativa.

"Confia em mim"

Cuidado, essa frase lidera a lista de desculpas. E infelizmente é a mais comum de todas. Lembre-se que usar a camisinha mostra que ambos estão preocupados com si próprios, e também com o parceiro. Fazer sexo sem ela não significa que o casal irá construir intimidade. Ao contrário: é algo que pode ocorrer como resultado de uma confiança já conquistada. Saber que o seu parceiro não quer uma gravidez indesejada, ou transmitir uma doença, é o primeiro passo para se construir a intimidade entre os dois. Não ceda. O resultado disso será um sexo seguro e com muito prazer.



fonte:
http://www.facebook.com/oquequeremos
http://saude.terra.com.br/sexo-seguro

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

AlimentaçãoSaudável

AlimentaçãoSaudável

Ter uma alimentação saudável traz mais disposição para o dia a dia além de prevenir doenças. Veja algumas dicas para escolher os alimentos corretos e fazer uma refeição saudável.



Confira mais vídeos em http://www.brasil.gov.br/navegue_por/videos


segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Afta

Afta

O que é Afta?

Sinônimos: Úlcera aftosa, estomatite aftosa
A afta é uma ferida aberta e dolorosa na boca. As aftas são brancas ou amarelas, rodeadas por uma área vermelha brilhante. Elas não são cancerígenas.

Afta não é o mesmo que herpes labial.

Causas

As aftas são formas comuns de úlcera bucal. Elas podem ocorrer com infecções virais. Em alguns casos, a causa não pode ser determinada.

As aftas também podem estar vinculadas a problemas no sistema imunológico (defesa) do organismo. As aftas podem ocorrer após uma lesão bucal devido a tratamentos odontológicos, escovação agressiva dos dentes ou mordidas na língua ou nas bochechas.

As aftas também podem ser desencadeadas por:
  • Estresse emocional
  • Falta de certas vitaminas e minerais na dieta (especialmente ferro, ácido fólico ou vitamina B12)
  • Menstruação
  • Mudanças hormonais
  • Alergia a alimentos
Qualquer pessoa pode ter afta. As mulheres têm mais chances de desenvolvê-la do que os homens. As aftas podem ser hereditárias.

Exames

Seu médico normalmente pode fazer um diagnóstico olhando o ferimento.

Se a afta persistir ou continuar voltando, devem ser feitos testes para procurar outras causas, como eritema multiforme, alergia a remédios, infecção por herpes e líquen plano bolhoso.

Pode ser usada biópsia para distinguir uma afta de outras causas de úlceras bucais.

As aftas não são câncer nem causam câncer. No entanto, alguns tipos de câncer podem primeiro se parecer com uma úlcera bucal que não cura. Consulte: Carcinoma de células escamosas.

Sintomas de Afta

As aftas normalmente aparecem na superfície interna de bochechas, lábios, língua, palato mole e na base das gengivas.

Os sintomas incluem:
  • Um ou mais pontos ou protuberâncias vermelhos e dolorosos que se transformam em uma úlcera aberta
  • O centro do ferimento é branco ou amarelo
  • Normalmente pequena (menos de 1 cm), mas pode ser maior
  • Algumas podem adquirir a cor cinza logo antes de começar a desaparecer
Sintomas menos comuns incluem:
  • Febre
  • Desconforto geral ou ansiedade (indisposição)
  • Inchaço nos linfonodos
A dor normalmente desaparece em 7 a 10 dias. Pode demorar de 1 a 3 semanas para que a afta seja totalmente curada. As úlceras maiores podem demorar mais para curar.

Às vezes, uma crise grave de aftas pode ser acompanhada de sintomas não específicos do problema, como febre.

Buscando ajuda médica

Aplique tratamento caseiro e ligue para o seu médico se os sintomas da afta persistirem ou piorarem ou se as aftas aparecerem mais que de duas a três vezes por ano.

Ligue para o seu médico se os sintomas estiverem associados a outros problemas, como febre, diarreia, dor de cabeça ou erupções na pele.

Tratamento de Afta

Normalmente, não é necessário tratamento. Na maioria dos casos, a afta desaparece sozinha.

Se você tiver uma afta, não deve comer alimentos apimentados nem muito condimentados, o que causa dor. Enxaguantes bucais vendidos sem receita ou água com sal podem ajudar. Existem remédios de venda livre que acalmam a área dolorosa. Esses remédios são aplicados diretamente na área lesionada da boca.

O remédio caseiro mais fácil é uma solução de 50% de água oxigenada e 50% de água. Use um cotonete para aplicar a mistura diretamente na afta. Em seguida, coloque uma pequena quantidade de leite de magnésia na afta, de três a quatro vezes por dia. Isso acalma e pode ajudar a curar a afta.

Outro remédio caseiro consiste em misturar metade de leite de magnésia com metade do medicamente líquido para alergia chamado Benadryl. Coloque essa mistura na boca por aproximadamente 1 minuto e depois a cuspa.

Para os casos mais graves, podem ser necessários medicamentos com receita. Eles podem incluir gel de fluocinonida (Lidex) ou enxaguante bucal com gliconato de clorexidina. Algumas vezes, são usados medicamentos anti-inflamatórios potentes chamados corticoides.

Para evitar uma infecção bacteriana, escove os dentes, passe fio dental e consulte o dentista regularmente.

Expectativas

As aftas normalmente desaparecem sozinhas. Em geral, a dor diminui em poucos dias. Os outros sintomas desaparecem entre 10 e 14 dias.

Complicações possíveis

O tratamento antibiótico para aftas pode levar à candidíase oral (um tipo de infecção bucal) ou a outras infecções por cândida. Raramente, infecções bacterianas como celulite e angina de Ludwig podem ocorrer.

As aftas não são câncer nem causam câncer. Mas se você tiver uma úlcera bucal que dura mais de 2 semanas, deve consultar seu médico para descartar a possibilidade de câncer.

Fontes e referências:
Muñoz-Corcuera M, Esparza-Gómez G, González-Moles MA, Bascones-Martínez A. Oral ulcers: clinical aspects. A tool for dermatologists. Part I. Acute ulcers. Clin Exp Dermatol. 2009 Apr;34(3):289-94.

Muñoz-Corcuera M, Esparza-Gómez G, González-Moles MA, Bascones-Martínez A. Oral ulcers: clinical aspects. A tool for dermatologists. Part II. Chronic ulcers. Clin Exp Dermatol. 2009 Jun;34(4):456-61. Epub 2009 Apr 14.

Infográfico

5 Equipes de Saúde
em nossa unidade.
1,293,607 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
15.935 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.
Saúde nas Escolas
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Integração
Ensino-Serviço-Comunidade

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Mucuripe, S/N - Senador Camará

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 07h às 18h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3424-8997

Tecnologia do Blogger.